segunda-feira, 28 de março de 2011

A Princesa da Chuva de Luísa Ducla Soares

 No âmbito do Plano Nacional de Leitura estamos a trabalhar em sala de aula o livro de Luísa Ducla Soares, A Princesa da Chuva. Este livro foi anteriormente lido em família através do Projecto do PNL Já Sei Ler, este projecto visa a promoção de hábitos de leitura em família, 10 minutos por dia com o seu filho. O PNL disponibilizou mochilas e livros de leitura a cada sala inscrita no projecto. Assim cada criança tem levado para casa a mochila com o livro e com o seu respectivo livro de leitura que deverá ser preenchido pelos leitores (alunos, pais, avós, tios, irmãos,...)
 Os alunos do 2.º ano já levaram para ler com a família, para além do livro já referido, o livro O João e o Feijoeiro Mágico

 Após esta leitura em família, tenho procurado fazer alguma exoploração em contexto sala de aula, no que respeita ao livro O João e o Feijoeiro Mágico, foi feito o reconto e leitura da história e ainda a ordenação de imagens.

 No que respeita ao livro de Luísa Ducla Soares, estamos a fazer uma exploração mais acentuada, o livro está a ser lido e os alunos estão a preencher um guião de leitura.
 Numa das fichas de trabalho do guião de leitura surge a questão "E tu, se fosses um príncipe / uma princesa serias do quê? Justifica a tua resposta." Deixo-vos com as respostas de alguns alunos:

" Eu gostaria de ser o Príncipe dos Mistérios para que ninguém soubesse dos meus negócios." (Ruben Costa)

"Eu queria ser o Príncipe da Praia porque estava sempre de férias." (Fábio)

" Gostaria de ser o Príncipe do sol porque o sol brilha. " (Francisco C.)

" Gostava de ser o Príncipedos animais porque gosto dos animais. " (José)

" Gostaria de ser um Príncipe das festas para ser amigo do rei. " (Francisco E.)

" Eu gostava de ser uma Príncesa normal porque gosto de mandar em tudo. " (Dalila)

" Eu gostava de ser a Príncesa do país porque assim mandava em tudo. "  (Diana)

" Eu gostaria de ser o Príncipe do Verão porque o Verão tem muito sol. " (Valter)

" Eu gostaria de ser uma Príncesa das  flores porque gosto de flores. " (Margarida)

" Gostaria de ser o Príncipe do Verão porque há frutos. " (André)

" Eu gostaria de ser o Príncipe da Primavera porque a Primavera tem muitas flores. " (Diogo)

" Eu gostava de ser a príncesa do Céu porque assim mandava chover e fazer sol. " (Alexandra)

" Eu gostaria de ser o Príncipe dos castelos porque eu gosto muito dos castelos. (João)

"Eu gostaria de ser o Príncipe do baile porque gosto muito de ver dançar com as pessoas. (António)

"Eu gostaria de ser a Príncesa das alegrias porque quando uma pessoa está triste eu punha-lhe um sorriso. "
(Carolina)

" Eu gostava de ser a Príncesa do Verão porque vou à praia. ( Maria Margarida)

" Eu gostava de ser o Príncipe do Verão porque gosto de ir à piscina. " (Rúben P.)

Sem comentários:

Enviar um comentário