domingo, 27 de março de 2011

O Abutre - preto e o Lince ibérico

 Na terça - feira a Estrela do Centro de Estudos da Avifauna Ibérica veio à nossa sala falar-nos do abutre preto e do lince ibérico, no âmbito do projecto de conservação LIFE Habitat Lince Abutre, da Liga da Protecção da Natureza.
 Para além das fotos, deixamos os registos das nossas aprendizagens.

 Hoje fiz uma actividade com a Estrela.
 A actividade foi falar dos passarinhos e dos gatos bravos.
 Os passarinhos eram grifos.
 Os gatos bravos têm anéis nos rabos para vermos que não são mansos.
 Também falámos dos linces. Um dia passou  aqui um lince que vinha já meio morto e quando chegou ao curral do Miguel morreu. Também falámos de um passarinho que o  ninho dele pesava cerca de 200 quilos.
(Dalila)

 Hoje tivemos uma surpresa, veio a Estrela. Falou sobre o lince ibérico e o abutre preto. Estes animnais estão em vias de extinção, por isso, é preciso cuidar muito bem dos poucos que existem, para que eles se reproduzam. São animais muito importantes na Natureza. Alimentam-se de carne, são carnívoros, quando vemos os abutres a voar, já sabemos que deve haver carne nesse lugar, algum bicho que morreu.
 Gostei muito da aula da Estrela porque aprendi muito sobre estes animais e também fiz um jogo onde entrava o lince ibérico e o Bui.
 Espero que, um dia, possa ter mais aulas com a Estrela.
(Diana)

 A Estrela, a senhora do Garducho foi à nossa sala falar-nos de dois animais que estão em vias de extinção, esses animais são: o abutre-preto e o lince-ibérico.
 Nós aprendemos muito sobre esses animais. Vimos um filme sobre eles e no filme vimos: grifo e o abutre do Egipto, também vimos que o ninho do abutre-preto pesa mais de 200kg, também vimos que o abutre-preto come carne de animais mortos, também que o seu tamanho é igual ao quadro da sala, com as asas abertas. Ele só pode fazer ninhos em pinheiros, sobreiros e nos eucaliptos. Vive na Península-Ibérica.
 Os linces-ibéricos comem coelhos, 2 por dia, só gostam de viver em lugares diferentes e não correm porque depois gastam muita energia. Vivem na Península-Ibérica, só há 200 linces. No fim fizemos um jogo de lançar um dado gigante, no jogo havia perguntas e desafios. Gostei muito desta actividade com a senhora Estrela. 
(Alexandra)

O abrute-preto come os animais mortos. Ele tem penas, as asas parecem tábuas. Ele voa muito alto, há uma especie que se chama Quebra-ossos, eles voam muito alto e largam os ossos para os partir.
 O lince caça coelhos, crias de veados e de javali. Moram nas matas para caçar e têm pintas pretas e umas orelhas pretas.
(Miguel)

Hoje uma senhora chamada Estrela, veio à nossa escola e falou-nos de três espécies de abutres: Abutre - preto, Grifo e o Abutre - branco.
 Depois falámos dos habitats deles, que são:
- pinheiros, sobreiros e azinheiras.
 Mais logo falámos também da alimentação deles que são vários animais mortos no meio dos campos.
 Também aprendemos que o Abutre - preto está mesmo em vias de extinção porque só põem um ovo por ano e se esse ovo cair ao chão vai-se partir e só podem pôr outro ovo no próximo ano.
 Mas atmbém falámos do Lice - ibérico e ele só come coelhos e até faz um favor aos coelhos que que não têm doenças nos olhos, ou seja, o Lince - ibérico come os coelhos que estão doentes e assim os coelhos contaminados não passam a doença aos outros.
 Gostei muito deste dia porque aprendi muitas coisas novas.
(Carolina)

Hoje a Estrela veio à nossa sala, falou-nos sobre o lince ibérico, o grifo, o abutre preto e o abutre do Egipto.
 Disse-nos muito sobre o lince, que ele só come coelhos e o abutre preto, o grifo e o abutre do Egipto só comem animais mortos.
 Ela também nos falou que esses animais estão em vias de extinção e que morrem por causa do veneneo na comida que metem para as raposas não comerem as galinhas.
 Também nos disse que o lince é preguiçoso, não quer correr para apanhar os coelhos e quando os coelhos têm doenças eles ficam sem se mexer e os linces atacam os coelhos que correm menos.
 No fim fizemos um jogo com a Estrela.
 Eu gostei muito da actividade.
(Margarida)

A estrela veio à nossa sala falar de alguns animais que estão em vias de extinção.
 Falou do lince-ibérico, do britango, do abutre-preto e do abutre-branco.
 A Estrela disse-nos que um dos motivos para estes animais estarem em perigo é a falta de alimento e a maldade das pessoas porque lhe fazem mal.
 Depois da explicação fizemos um jogo muito engraçado com perguntas e respostas.
 Foi uma actividade muito divertida.
(Maria Pilar)

 Nós hoje tivemos uma actividade com a Estrela, nós vimos o lince-ibérico e o abutre no projector.
 A Estrela disse que o lince tem impressões digitais que não são iguais e falou dos sítios onde os linces vivem.bHoje em dia não se vêem um lado nenhum porque nesses lugares estão a construir estradas, moinhos e barragens. Por isso a Estrela disse que tínhamos que construir pontes por cima das estradas e das barragens.
 Também falámos sobre o abutre, existem três espécies, o abutre-preto, o grifo e o britango, o mais conhecido é o grifo e o mais raro é o abutre-preto.
 O abutre-preto vive em sobreiros muito grandes para se poderem proteger dos homens que podem cortar essas árvores.
 A estrela disse que o abutre come animais mortos e que o lince come coelhos.
 No fim fizemos um jogo que tinha desafios e tinha perguntas. A minha equipa ganhou.
(Diogo)


Sem comentários:

Enviar um comentário