sexta-feira, 9 de julho de 2010

Actividade experimental - A dissolução

A segunda actividade experimental teve também a participação dos alunos finalistas do ensino pré-escolar, mas desta vez o grupo da educadora Fátima.


A turma foi dividida em 5 grupos.
 A disposição da sala manteve-se inalterável, uma vez que desta vez foi opção realizar uma única experiência que todos pudessem observar em simultâneo. Foi eleito um chefe de grupo, responsável pela moderação da discussão em grupo e por comunicar à turma e à professora as opiniões e descobertas do seu grupo.
Em cima de uma das mesas da frente foram colocados os sacos com os diversos materiais a testar (sal, açúcar, farinha, arroz e areia), os copos graduados, as varetas para mexer e a água.


Para iniciar a tarefa os alunos colocaram-se à volta da mesa preparada para a actividade experimental. Solicitei que observassem e descrevessem os materiais que se encontravam em cima da mesa para posteriormente os identificarem, apenas houve dificuldade na identificação do sal e do açúcar, as crianças confundiram um material com o outro. Após esta fase questionei os alunos sobre o que iríamos fazer com aquilo. Não houve dificuldades em responder que íamos misturar os materiais na água.

- Como acham que vamos fazer?
- Temos que por a água nos copos. (Ruben, 7 anos)
- E depois, o que fazemos com o açúcar, o sal, o arroz, a farinha e a areia?
- Metemos tudo dentro dos copos. (Francisco, 6 anos)
- Mas, tudo em todos os copos?
- Não, acho que não. (José, 6 anos)
- E porquê?

Depois de alguma renitência na resposta, alguém disse que se puséssemos tudo em todos os copos não podíamos ver se as coisas se misturavam.

Deste modo passámos à fase de previsão dos acontecimentos.

- O que acham que vai acontecer ao açúcar quando o colocarmos dentro do copo graduado?

Alguns grupos disseram que o açúcar ia desaparecer na água, mas outros não concordaram com esta previsão.

- E ao sal? E à areia? E ao arroz? E à farinha?

Cada chefe de grupo ouviu os colegas, respondeu a cada questão colocada e efectuou o registo na sua folha de actividade experimental.

Foram chamadas 3 crianças do 1.º ano e 2 do pré-escolar para proceder à experimentação. Depois de colocada a mesma quantidade de água em cada copo graduado, cada criança colocou uma colher de cada um dos materiais a testar e começou a mexer com a vareta.

As crianças começaram rapidamente a ver que alguns materiais estavam a “desaparecer” na água e outros não. Os alunos que tinham o açúcar e o sal deram rapidamente por concluída a sua tarefa, os outros não queriam parar de mexer e foi necessário estipular um tempo para que todos parassem, queriam que todos os materiais se dissolvessem da mesma forma que o açúcar e o sal.
Depois de colocadas as questões sobre o que aconteceu a cada um dos materiais, procedeu-se ao registo do observado na folha de registo da actividade experimental, passando em seguida para o registo das conclusões que os alunos tiraram do experimentado e observado, nomeadamente que o arroz e a areia não se dissolvem e que o açúcar, o sal e a farinha se dissolvem.

- Mas então o que é isso de dissolver?
- É desaparecer na água. (Diana, 6 anos)
- Acham mesmo que os materiais desapareceram? Observem bem.
- O açúcar não se vê, nem o sal. (Carolina, 5 anos)
- E a areia e o arroz?
- A água ficou suja. (Dara, 5 anos)
- Mas não desapareceram. (Diogo, 6 anos)
- E a farinha deixou a água toda branca. (Margarida, 7 anos)
- Será que desapareceram mesmo? Não há forma de conseguirmos provar que eles continuam na água?
- Podemos provar a água. (Tomás, 5 anos)
- E se provarmos a água o que acontece?



Os alunos ficaram um pouco baralhados com esta pergunta, ficando tudo em silêncio e tive que clarificar melhor a questão.

- Se provarmos a água onde dissolvemos o açúcar, como sabemos que o açúcar continua lá?
- A água é doce. (Margarida, 7 anos)
- E a água que tem o sal é salgada. (Diogo, 7 anos)
- E vocês já alguma vez viram alguém dissolver algum material? Em casa, no café?

Alguns alunos conseguiram verificar que quando põem açúcar no leite estão a dissolvê-lo e perceberam assim que este não desaparece, mas dá sabor ao leite. O Fábio referiu que bebe sempre leite quente e que o açúcar se dissolve logo. Expliquei que a temperatura da água ou do leite (solventes) tem influência na maneira como os solventes se dissolvem na água. Aproveitando esta afirmação do aluno passámos à segunda questão – problema: “Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água?”. Usando os mesmos materiais a testar e o mesmo solvente (água) previmos qual seria o primeiro material a dissolver-se totalmente na água e o chefe de cada grupo efectuou o registo da opinião do grupo na folha de registo e comunicou à turma a opinião do grupo. Uma vez que não existia consenso, passámos da fase de discussão das previsões à fase da experimentação, procedendo exactamente da mesma que na primeira questão – problema, mas agora preocupados em verificar qual seria a ordem de dissolução dos diferentes materiais, mexendo entre 10 a 15 minutos. Após a realização da primeira parte da experiência, os alunos rapidamente conseguiram verificar que o açúcar era o primeiro a dissolver-se totalmente, em seguida o sal e posteriormente a farinha que considerámos dissolver-se parcialmente, uma vez que a mexer ela dá cor à agua e parece misturar-se. A areia e o arroz considerámos quase não se dissolverem, uma vez que a sua composição permite também dar cor à água, mas o material fica todo no fundo do copo graduado, mesmo quando se está a mexer. Desta forma, os alunos procederam ao registo do observado na tabela da sua folha de registo.

Como forma de terminar a tarefa e, como se trata de alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ano de escolaridade, procedeu-se à ilustração dos materiais que se dissolvem, dos materiais que se dissolvem parcialmente e dos materiais que quase não se dissolvem.










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