domingo, 31 de outubro de 2010

Projecto "De castelo em castelo - descobrir, conhecer e aprender" - Um pouco da História de Barrancos

Este ano a nossa professora aderiu a um projecto da Associação de Defesa do Património de Mértola - "De castelo em castelo - Descobrir, conhecer e aprender" que tem como objectivo dar a conhecer aos alunos de diversos concelhos os seus próprios castelos. Desta forma, na quarta - feira, dia 27 de Outubro, o Ruben e o Sérgio vieram à nossa sala falar-nos sobre o castelo de Noudar.
 Apresentaram um powerpoint sobre os primeiros povos que habitaram nesta zona, mesmo antes de haver castelo. Foram os Celtas, os Iberos, Celtiberos, Fenícios, Gregos e Cartagineses. Esta era uma zona muito rica, pois existia cobre, pastagem, caça e água que permitia que bebessem, caçassem e tomassem banho, não só as pessoas como os seus animais. Com o cobre estes povos construiam armaduras, capacetes e moedas.
 Os Romanos também passaram por aqui e deixaram-nos muitas marcas:
- pontes, estradas
- desenvolveram a agricultura
- desenvolveram a indústria
- desenvolveram a língua

 Os Mouros, Árabes ou Muçulmanos também aqui apssaram e deixaram algumas marcas:
- artesanato
- azulejos
- desenvolveram o comércio
- especiarias
- arquitectura
- desenvolveram as Ciências, a Matemática, a Medicina e a Língua
 Na zona do castelo de Noudar foi encontrado um anel de ouro da época dos romanos, da época dos Bárbaros foi encontrado um capitel, da época dos mouros, uma peça de decoração. Todos estes achados estão expostos no Museu Municipal de Barrancos.
 Depois passarm ainda os Cruzados que vieram em auxílio dos cristãos na luta contra os Mouros. Foi nesta altura que se começaram a construir os castelos para ajudar na desfesa do território.
 Começaram depois as guerras entre cristãos, portugueses e espanhóis.
 Em 1295 D. Dinis concedeu Carta de Foral a Noudar.
Em 1715 Noudar e Barrancos passaram a pertencer definitivamente a Barrancos.
 Enquanto o Ruben, que vinha vestido de Mouro, nos falava sobre a História de Barrancos, o Sérgio entrava na sala vestido de outros povos. No final deixaram-nos um molde de capacete e escudo dos cruzados para nós elaborarmos de forma a participarmos na dramatização que se vai realizar no Castelo de Noudar no decorrer do 3.º período. Deixaram-nos ainda um molde em branco do nosso castelo para nós colorirmos, usando materiais à nossa escolha. Também nos deixaram um jogo. E ainda tivémos tempo para jogar ao jogo "A verdade ou a Mentira" - O Ruben dizia frases e nós dirigíamos à placa que dizia verdade ou à que dizia mentira, de acordo com o que tínhamos aprendido na sala. Pudémos também experimentar nas nossas cabeças os capacetes dos diferentes povos que o Ruben e o Sérgio trouxeram para nós.
Gostámos muito desta actividade. Por hora deixamos fotos da actividade na sala.











Sem comentários:

Enviar um comentário