sábado, 14 de novembro de 2009

Projectos de sala - Desafios de Matemática

 Desafios de Matemática é um dos projectos da sala dos "Barrancos pequeninos". Uma vez por semana é apresentado um desafio matemático para resolver em trabalho de grupo ou trabalho a pares e discutido em Congresso Matemático, onde os alunos têm oportunidade de comunicar as suas descobertas e de questionar os colegas sobre as suas formas de pensar. Neste espaço há oportunidade para resolver problemas, raciocinar e comunicar matematicamente.

 Um dos primeiros desafios apresentado aos "Barrancos pequeninos" foi Abraços:

 Estava um belo dia e a Joana fazia anos.  Então, convidou três amigas para a sua festa: a Ana, a Maria e a Rita. Quando as amigas chegaram a sua casa deram abraços umas às outras.
 Quantos abraços deram?

- Depois do desafio ter sido contado aos alunos como se se tratasse de uma história, algumas crianças dramatizaram a situação para ajudar à compreensão do desafio proposto. Os alunos foram depois divididos em grupos de dois, tendo sido distribuída uma folha de papel manteiga a cada grupo. Os alunos foram informados que era  na folha que deveriam efectuar todos os registos e que, após a resolução do desafio, apresentariam as descobertas efectuadas aos colegas, pelo que os seus registos deveriam ter o tamanho adequado.

 Quanto às descobertas dos alunos, estas foram realmente impressionantes. Mesmo não tendo ainda aprendido os números, alguns grupos conseguiram descobrir a resposta do desafio.
Ora espreitem as estratégias que utilizaram...




Sem comentários:

Enviar um comentário