sábado, 20 de novembro de 2010

Uma semana muito ocupada

 Esta semana iniciámos os trabalhos de grupo sobre as Aves estepárias: a Abetarda, o Sisão e o Peneireiro-das-torres.
 Trata-se de um projecto da Liga da Protecção da Natureza e do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho de Castro Verde. Estas são espécies ameaçadas e, este projecto, visa a sua conservação nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo.
 Por se tratar de um Projecto diferente, que permite aos alunos conhecerem melhor o seu próprio meio e poderem participar de forma activa na sensibilização da comunidade escolar e na preservação do meio ambiente, o Departamento do 1.º Ciclo da EBI de Barrancos resolveu aderir.
 Assim, esta semana iniciámos, em sala de aula, os trabalhos de grupo sobre as diferentes aves. dividimos a turma em 5 grupos e cada grupo pôde escolher a ave que queria conhecer melhor. Depois foi necessário definir o que queríamos saber, onde poderíamos pesquisar, dividir as tarefas pelos membros do grupo e decidir como iríamos apresentar aos colegas e à comunidade escolar.
 Dois grupos optaram por conhecer melhor a Abetarda, outros dois o Peneireiro -das - torres e um grupo optou pelo Sisão. Todos os grupos decidiram fazer um cartaz.
 Como somos alunos do 2.º ano, a professora pediu que, em casa, com os nossos pais, fizéssemos uma pesquisa em livros ou na internet. Uma aluna trouxe um livro sobre o Peneireiro - das - torres e outra aluna trouxe uma pesquisa feita na Internet sobre o Sisão. A professora também fez algumas pesquisas e organizou o material para nós trabalharmos.


 Para além deste trabalho, esta semana participámos no nosso projecto de leitura "Está na hora de ouvir ler" e, fomos à Biblioteca, ouvir os alunos do 6.º ano ler a história "O Natal das Bruxas" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Adorámos!!

 Para além destas actividades, ainda iniciámos o projecto de sala de aula "À Descoberta do Magalhães". Aprendemos a ligar e desligar o computador, criámos uma pasta para os nossos trabalhinhos da sala e ainda escrevemos um pequenino texto sobre o Outono no Word. Gostámos de aprender a usar melhor o computador, com estas actividades aprendemos algumas funções do computador e a utilidade de algumas teclas. Foi o máximo!!




 

Sem comentários:

Enviar um comentário